Rinite Alérgica

A Rinite Alérgica é a resposta exagerada do nosso sistema imunológico quando entramos em contato com substâncias ou elementos do ambiente chamados de alérgeno, que em algumas pessoas não provoca nenhum mal. Dos alérgenos o mais comum é a poeira domiciliar, pois nela está presente grande maioria dos ácaros.

O pólen, fungos e pelos de animais como cães e gatos também podem causar sintomas da rinite alérgica. Em pessoas com alergia descontrolada outras substâncias irritantes como produtos de limpeza, tintas e tabaco também desencadeiam as crises, além destes produtos de higiene pessoal com cheiros fortes que também causam crises de alergia.

Entre os sintomas da rinite alérgica estão espirros, coriza, entupimento nasal, coceira no nariz, olhos e ouvidos. Em algumas pessoas pode causar tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dificuldade de concentração, sonolência, perda temporária do olfato e cansaço, sendo que este último especialmente se houver predisposição à asma.

O melhor tratamento para a rinite alérgica é se prevenir contra os alérgenos. Deve ser feita uma extensa avaliação do domicílio e do ambiente de trabalho para excluir o maior número possível de fatores que causam as crises.  Em muitos casos de rinites leves a lavagem diáriado nariz com soro fisiológico já melhora muito sem precisar tomar alguma medicação.

Agora para casos mais moderados e graves é possível tratar a rinite com corticoides tópicos nasais, antialérgicos e antagonistas de receptor de leucotrienos, que atuam contra o processo inflamatório da mucosa nasal. O tipo de tratamento vai depender muito do quadro clínico de cada pessoa. Outro tratamento que pode ser utilizado é a imunoterapia, onde o objetivo é fazer com que o corpo deixe de reagir exageradamente às substâncias que provocam a rinite alérgica.

Acompanhe nossas notícias e procure nossa equipe para agendar a sua consulta!

www.marcosgerente.com.br