A adenoide é um órgão do sistema linfático com semelhança aos linfonodos e faz parte do sistema imune para a defesa do corpo contra micro-organismos.
Fica situada entre o nariz e garganta, região por onde passa o ar da respiração e onde inicia a comunicação com o ouvido. O seu período de desenvolvimento se dá a medida que o sistema imune se desenvolve entre 3 a 5 anos de idade, devendo regredir por volta dos 6 a 7 anos.
Porém, em alguma crianças elas se tornam muito grandes ou sofrem um processo de inflamação contínuo, perdendo sua capacidade de proteção e causando problemas de saúde, como dificuldade respiratória.
Quando estão em um tamanho acima do normal, chamado de hipertrofia, ou quando ficam continuamente infectadas e inflamadas (adenoidite), podem causar diversos sintomas como respiração ruidosa, roncos, dificuldade para respirar pelo nariz, dificuldade na audição, pausas na respiração e tosse durante o sono.
Quando os sintomas estão presentes, o tratamento inicial pode ser clínico, através da utilização de antibióticos, antialérgicos e anti-inflamatórios. Em uma eventual falha do tratamento, a cirurgia é indicada, associada ou não à retirada das amígdalas.
Em casos com comprometimento auditivo , pode ser ainda necessário a colocação de tubos de ventilação nos ouvidos.
A remoção da adenoide não afeta o sistema imune pois existem outros mecanismos de defesa no organismo, que continuam atuando nesta proteção.
Ficou com alguma dúvida? Venha até a nossa clínica e teremos o prazer em lhe ajudar!
Acompanhe nossas notícias e procure nossa equipe para agendar a sua consulta!