Desvio de septo e suas consequências

O septo é uma parede formada por osso, mucosa e cartilagem que divide o nariz ao meio, resultado em dois túneis chamados de fossas nasais. O desvio ocorre quando o septo não está devidamente centrado no nariz. A suas causas podem ser hereditárias, decorrente de traumas no parto normal ou em qualquer outro momento da vida.

O diagnóstico deve ser feito pelo médico otorrinolaringologista, após exame clínico, considerando os sintomas e utilizando um endoscópio para visualizar o interior das narinas. Os desvios só representam um problema quando prejudicam a respiração.

Nem todos os casos são indicados cirurgias para o tratamento. Nos casos em que ela se faça necessária, é importante verificar se, além do desvio, existem outros fatores responsáveis pela obstrução nasal. Caso seu caso seja cirúrgico, saiba que em geral o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia e o pós-operatório domiciliar é de cerca de uma semana. A recuperação completa ocorre em torno de 15 a 30 dias.

É possível viver perfeitamente tendo desvio de septo, visto que muitas pessoas sequer sentem os efeitos da tortuosidade na estrutura nasal.

Mas, caso surjam sintomas de maneira persistente e o indivíduo sinta piora em sua qualidade de vida, a cirurgia se mostra eficaz para reduzir dificuldades respiratórias e aliviar complicações.

 

Ficou com alguma dúvida? Venha até a nossa clínica e teremos o prazer em lhe ajudar!

 

Acompanhe nossas notícias e procure nossa equipe para agendar a sua consulta!