Coceira incômoda o nariz, dores espalhadas pela cabeça, catarro, tosse, espirros. Estes são alguns sintomas muito comuns, característicos de problemas respiratórios. Eles surgem sem aviso prévio, em inclusive nos meses mais frios do ano e literalmente nos derrubam. Entretanto estes sintomas são muito comuns fazer confusão entre doenças respiratórias.
Rinite:
É uma inflamação na mucosa do nariz. Além do prurido nasal (coceira), ela causa espirros, coriza (secreção de cor clara que escorre pelo nariz), obstrução nasal, coceira na garganta, coceira no céu-da-boca e até nos olhos, que podem ficar vermelhos e arder.
Existem basicamente dois tipos de rinite: a não alérgica e a alérgica. A rinite não-alérgica pode ser causada por centenas de diferentes vírus e bactérias, ou vários outros motivos que não sejam alérgicos. Habitualmente, ela acontece de forma aguda e tem curta duração, e é associada a resfriados, ocorrendo mais durante as estações mais frias do ano.
Já a rinite alérgica é um problema hereditário, quer dizer, na genética de cada um. Ela é uma doença crônica e costuma ser a que mais incomoda as pessoas, porque pode aparecer em qualquer época do ano.
Ambas compartilham os mesmos sintomas. Em quadros um pouco mais intensos, também é possível sofrer com tosse seca, dores de cabeça, cansaço e até vômitos.
Sinusite :
A sinusite decorre de uma infecção nos seios paranasais, que são as cavidades internas da face. Um sinal simples de sinusite, e não de rinite, está na cor da secreção: transparente na segunda, ele é esverdeado/amarelado e mais espesso na primeira.
Outros sintomas são dores de cabeça, dores espalhadas pela face, tosse (especialmente à noite), diminuição do paladar e do olfato, febre e possivelmente halitose.
A sinusite requer um pouco mais de cuidado, pois trata-se de uma infecção. O procedimento, no entanto, é basicamente o mesmo da rinite.
Acompanhe nossas notícias e procure nossa equipe para agendar a sua consulta em caso de sintomas ou dúvidas!