A diminuição da audição acontece devido a alterações que podem levar ao bloqueio da passagem de som para o ouvido externo, médio ou interno. As causas do boqueio pode ser simples como a presença de cera que obstruindo o canal externo do ouvido, bem como por causas infecciosas ou doenças que comprometam o nervo da audição.
Das causas que acometem a orelha externa, a mais comum é a presença de cera ou cerúmen. A cera ou qualquer alteração no canal externo do ouvido, como osteomas (tumores benignos), otites externas ou até mesmo corpos estranhos podem dificultar a passagem de som, reduzindo a vibração da membrana do tímpano causando a sensação de diminuição da audição ou surdez.
Um quadro de gripe ou resfriado que não foram adequadamente tratados também pode causar acumulo de catarro dentro do ouvido médio, logo atrás do tímpano. Quando existe uma infecção por bactérias neste catarro, o paciente pode desenvolver um quadro de otite média aguda, que além da dor de ouvido também pode causar diminuição da audição.
A disfunção de Tuba auditiva também pode causar a diminuição da audição. A tuba auditiva é o canal que liga o ouvido médio com o nosso nariz e a garganta. Seu bom funcionamento é importante, pois ele é responsável por manter o equilíbrio entre a pressão da orelha média e a pressão que está na orelha externa.
Outra causa de diminuição da audição ou surdez, que acomete especialmente as mulheres é a Otosclerose. A otosclerose a causa a calcificação lenta e progressiva de um dos ossículos da orelha média, principalmente o estribo. A diminuição da audição normalmente tem início durante a gravidez, nestes casos, é comum que já existem outras pessoas na família que apresentam o mesmo sintoma.
O envelhecimento do nervo da audição, é outra causa de diminuição da audição, ele ocorre com mais frequência em pacientes acima dos 50 anos. Nestes casos, quando existe um grande incomodo ao paciente pode ser indicada o uso de uma prótese auditiva para a ajudar na amplificação do som.
Surdez súbita é a denominação dada a diminuição da audição ou surdez aguda. Suas caudas ainda não foram totalmente esclarecidas, porem acredita-se que o herpes vírus seja um dos causadores. O nervo da audição fica comprometido por uma infecção aguda gerando uma neurite que causa a diminuição da audição.
A exposição frequente a sons altos também podem causar diminuição da audição, que pode ser transitória ou em alguns casos até permanente.
O tratamento com medicação é indicado nos casos de infamações e infecções. Os casos de surdez súbita em faze inicial também podem ser tratados com medicações, bem como inicialmente os casos de disfunção de tuba auditiva e barotrauma também são tratados clinicamente.
As próteses auditivas ou aparelhos de audição são indicados quando a causa é a lesão do nervo da audição e em casos de diminuição da audição congênita, que é a diminuição da audição em crianças.
A cirurgia é indicada de quadros inflamatórios ou infecciosos crônicos da orelha media onde não existe melhora com o tratamento clinico, e em casos de surdez congênita onde a criança não tem melhora com o uso da prótese auditiva.
Acompanhe nossas notícias e procure nossa equipe para agendar a sua consulta!
www.marcosgerente.com.br