A sinusite, que também pode ser chamada de rinossinusite acontece quando há uma inflamação da mucosa dos seios da face e essa mucosa fica ao redor das cavidades nasais. Seus sintomas podem variar de acordo com a saúde e sensibilidade geral de cada pessoa.
De um modo geral, suspeita-se de sinusite quando o paciente apresenta dois ou mais dos sintomas abaixo:
- Dor de cabeça ou na face, que fica mais intensa ao abaixar a cabeça ou ao deitar;
- Dor na região da face, mais intensa nas maçãs do rosto, em volta dos olhos e ao redor do nariz;
- Tosse, com piora ao deitar;
- Febre acima de 38°C;
- Coriza e congestão nasal, onde pode ser branco, amarelado ou até esverdeado;
- Mau hálito, normalmente apresenta piora quando outros sintomas ficam mais intensos.
Para saber se há sinusite em bebês ou crianças pequenas, os pais precisam ficar atentos à presença de secreção nasal, que normalmente vem acompanhadas de febre, sonolência, irritabilidade e dificuldade para comer.
As causas da sinusite podem ser classificadas como:
- Sinusite viral: Grande parte dos casos de sinusite são causados por meio viral devido a um simples resfriado, e normalmente acomete pessoas com sintomas de coriza nasal transparente ou amarelado, ou em alguns casos também esverdeado. Seus sintomas são mais brandos e quando há febre, não passa dos 38°C. Além destes sintomas, ela pode vir acompanhada de dor na garganta, conjuntivite, espirros e obstrução nasal.
- Sinusite alérgica: Seus sintomas são muito semelhantes aos da sinusite viral, porém acometem pessoas que tiveram recentemente alguma crise de rinite alérgica, ou que estiveram em contato com situações que costumam ser causa de alergia para algumas pessoas, como ambiente seco, frio intenso, pólen de flores, mofo, contato com roupas guardadas ou livros velhos. É normal que também apresentem devido a crise alérgica sintomas como coceira no nariz, olhos e na garganta, espirros frequentes e olhos vermelhos.
- Sinusite bacteriana: Quando a febre acima dos 38,5°C, começa a se suspeitar que a sinusite está sendo causada por uma bactéria. Ela acontece em raros casos, e apresenta além da febre, forte dor na face e secreção com aspecto de pus pelo nariz e garganta. Também podem ter causas de sinusite bacteriana quando os sintomas, mesmo leves, durem por mais de 10 dias.
- Sinusite fúngica: Costuma acometer pessoas com um quadro de sinusite persistente, que não melhora com o tratamento e os sintomas persistem por muito tempo. Nos casos de sinusite fúngica, o sintoma pode estar localizado em apenas uma região da face, e muitas vezes não provoca outros sintomas como os apresentados nas demais causas da sinusite.
Por serem muito parecidas, num primeiro momento pode ser difícil de se identificar a causa exata da sinusite, pois a diferenciação é feita pelo médico após a avaliação clínica e exame físico do paciente.
Exames como Raio-X, tomografia e análise de sangue são solicitados apenas em casos onde existe alguma dúvida sobre a causa da sinusite.
Pelo seu tempo de duração, também podemos dividir a sinusite em aguda, subaguda e crônica.
A sinusite aguda é o tipo mais comum e tem duração de até 4 semanas, a subaguda dura de 4 semanas a 12 semanas. Acima de 12 semanas ela já passa a ser considerada crônica.
A sinusite subaguda ou a crônica, podem acometer pessoas com bactérias resistentes a antibióticos, em alguns casos devido ao uso repetido ou incorreto deste tipo de medicamento, ou até mesmo depois de passar por períodos de internação hospitalar ou ter passado por uma cirurgia, por exemplo.
O tratamento da sinusite quando apresenta apenas sintomas de resfriado ou que melhoram com cuidados em casa em até 10 dias, recomendamos o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios ou corticoides para aliviar os sintomas, já que nestes casos normalmente a sinusite é apenas viral ou alérgica.
Agora na presença dos sintomas acompanhados de febre, secreção pelo nariz, dor intensa na face ou que os sintomas já duram mais de 10 dias recomendamos a procura por um médico clínico geral ou otorrino, pois somente o médico poderá fazer um diagnóstico mais preciso e indicar qual tratamento deve ser seguido.
Acompanhe nossas notícias, entre em nossa página para maiores informações e procure nossa equipe para agendar a sua consulta!
www.marcosgerente.com.br