A Amidalite é a inflamação das amígdalas, que são órgãos linfáticos localizados no fundo da garganta e que tem a função de defender a região de vírus e bactérias. A inflamação das amígdalas causa sintomas como febre, dor de garganta, dificuldade para engolir e seu tratamento deve ser feito com medicamentos indicados pelo médico, embora soluções caseiras de gargarejo com água morna e salgada possam ser úteis.
São sinais e sintomas de Amidalite:
- Febre;
- Irritação na garganta;
- Dificuldade para engolir;
- Gânglios inchados na região do pescoço e da mandíbula;
- Rouquidão;
- Mal Hálito;
- Rigidez no pescoço;
- Dor de cabeça;
- Pus nas amígdalas.
As causas da amidalite estão ligadas a presença de bactérias ou vírus na região, que entram em ação principalmente quando o sistema de defesa do corpo se encontra comprometido.
Para se ter um diagnóstico de amigdalite o médico deverá observar a garganta, palpar o pescoço e se necessário solicitar também exames de sangue e fazer uma coleta por meio de raspagem do tecido das amígdalas para identificar o micro-organismo que está causando a infecção.
Nos casos de inflação causada por bactérias, o tratamento pode ser feito com a administração de antibióticos e se a causa for de origem viral poderá tomar remédios para controlar a febre e a dor. A doença dura em média 3 dias, mas nos casos de amigdalite bacteriana é comum o médico indicar o uso do antibiótico num período de 5 a 7 dias.
Para ajudar no tratamento, se recomenda beber bastante água e aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C. É importante também dar preferência à ingestão de alimentos líquidos ou pastosos para ajudar a controlar melhor a doença.
Nos casos em que a amigdalite é recorrente, se indica a retirada das amígdalas, porém o procedimento exige uma análise criteriosa antes de ser recomendado.
Acompanhe nossas notícias e entre na página para agendar a sua consulta!